terça-feira, 2 de março de 2010

Grupo Profala

O Profala é um grupo de pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal do Ceará, que tem por objetivo disponibilizar um banco de dados sobre o português falado no Ceará, possibilitando a sua análise descritiva, considerando-se os aspectos fonéticos, morfossintáticos, lexicais, semânticos e pragmáticos.


O corpus do Projeto Profala é constituído de 190 entrevistas, coletadas na região do Cariri por 39 documentadores- estudantes da Pós-Graduação em Linguística da Urca, nas quais informantes de diferentes idades, com graus diversificados de escolaridade e de ambos os sexos relatam experiências pessoais. Classificam-se os informantes, ainda, quanto à sua origem urbana ou rural.

Maiores informações sobre o Profala nos endereços abaixo:

http://profala.blogspot.com/

http://www.profala.ufc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação

Este blog foi criado para compartilhar informações acerca das conseqüências do contato entre as línguas árabe e portuguesa verificado em 03 contextos específicos: a Península Ibérica medieval, o Brasil escravagista e o Brasil da imigração.
A este tema se dedica a autora deste 1992, quando se apaixonou pelo assunto ao preparar o trabalho de conclusão da disciplina Filologia Românica II (sobre o domínio lingüístico ibérico) na graduação em Letras na Universidade Federal da Bahia.
O referido trabalho, sobre o vocábulo azulejo, descortinou um mundo aparentemente perdido, europeu e medieval, mas que, em verdade, continua vivo no Português Brasileiro, nos arabismos transplantados com o Português Europeu, aos quais se juntaram outros, adquiridos já na Terra Brasilis, por meio de escravos islamizados e de imigrantes arabófonos que ainda hoje chegam ao nosso país.
Os arabismos do Português Brasileiro requerem investigação pautada na etnolingüística e na sociolingüística do contato intercomunitário, complementando o que a literatura especializada já documenta, mas que se restringe aos arabismos ibéricos, mencionando, quando muito, o influxo lexical da migração sírio-libanesa no Brasil.